Prêmio Caio – Breve Perfil Institucional
O Prêmio Caio foi instituído em 1999 pela Expo Editores e chega, este ano, à 9ª edição. Surgiu com o objetivo de valorizar e incentivar os profissionais da ampla cadeia produtiva do setor de eventos, turismo de negócios e marketing promocional de todo o país, por meio da projeção e reconhecimento na mídia.
Aprimorado a cada ano, o Prêmio Caio exibe crescimento constante em termos de estrutura e representatividade. Prima pelo caráter democrático e tem a credibilidade assegurada pela pluralidade do júri composto por 250 personalidades, pela exposição pública de todos os ‘cases’ e, também, pela chancela de 26 entidades as mais representativas do universo de abrangência da premiação. A edição 2008 contempla 50 categorias. A notoriedade conquistada tornou o Prêmio Caio conhecido como o “Oscar dos Eventos”.
O Conselho Diretor do Prêmio Caio é formado pela Academia Brasileira de Eventos, ABIH, ABRACCEF, AMPRO, CBC&VB, Expo Editores e UBRAFE. As 20 entidades que já confirmaram apoio à edição deste ano são ABBTUR, ABEOC, ABETAR, ABGEV, ABLA, ABRAJET, ABRASEL, ABRATURR, ANETUR, BRAZTOA, FAVECC, FESESP, FENACTUR, FNHRBS, FOHB, FORNATUR, OBME, SINDEPAT, SINDIPROM e RESORTS BRASIL.
Genealogia
O nome dado ao prêmio é uma homenagem a Caio de Alcantara Machado, pioneiro do mercado de feiras de negócios e congressos no Brasil. O jacaré, que dá identidade aos troféus, foi inspirado em uma frase ouvida e repetida pelo pioneiro Caio de um apostador contumaz - "Um dia vai dar jacaré" -, tornando-se sua marca registrada. Ao longo dos anos, centenas de representações de jacarés foram se espalhando pelo escritório do empresário, presenteadas por seus amigos e admiradores.